terça-feira, 7 de outubro de 2014

As voltas que o mundo dá

            Estou de volta!!! E volto para falar das Voltas que o Mundo dá. Ainda bem. Porque depois dessa. Tenho certeza que esse alguém já pagou essa dívida de uma forma ou de outra. Há alguns meses escrevi aqui um texto dissertando sobre um cidadão enganado por aqueles sedutores de shopping centers. E eu achava que só tinha oportunista do sexo masculino, e muitos casos como o que mencionei na outra crônica, no núcleo gay masculino também. Homens que se aproveitam da carência afetiva e do sexo que podem proporcionar a outros homens e descolar "algum". Vemos isso nos filmes, nas novelas, nas séries de tv. A arte imita a vida. Não fui eu quem inventou isso. Afinal as mulheres também quando mentem são melhores que os homens. Fato. Porém o que tenho observado é uma sucessão de situações de mulheres oportunistas, aproveitadoras. Que aproveitam seu tempo, sugam a energia alheia, ah! E também dão golpes. O mais interessante porque ninguém pede na "cara dura". Insinuam, fazem charme, choram, fazem chantagem emocional...Nossa! Mulher cansa. Eu sou mulher, eu sei, e me pergunto. Eu também me comporto assim? Espero que não. Mas atiro a primeira pedra como quem nunca pecou. Confesso. Minha culpa, mea culpa, minha máxima culpa. E por isso tenho que pagar meus pecados  por todos os erros da humanidade? Ah não. Já bastam os meus. Certa vez ouvi uma história, essa é nova. O golpe do cartão não autorizado. Alguém conhece esse? Não? Pois então cuidado! Alguém te chama pra sair, te convida para um restaurante caro, badalado e diz, eu pago! É um convite lisonjeiro, mas minha mãe me ensinou a nunca sair na "aba" de ninguém. Desse mal eu não sofro.Tudo bem. Jantar caro. Cerveja importada. Música ao vivo. Couvert artístico. Garçon! Fecha a conta. Ok! Dali vocês vão dar uma esticadinha.
          Está tudo perfeito. O garçon pergunta: Dinheiro ou cartão? Cartão. Diz a pessoa cheia de propriedade e autonomia. Passa o cartão. Débito ou crédito senhora? Débito. Tipo.Claro. Tem dinheiro em conta. Nem precisa pagar mês que vem quando vence a fatura. Mensagem da máquina." NÃO AUTORIZADO". O que você faz numa situação dessas. Levanta e vai embora? Paga a conta? Se enfia debaixo da mesa de vergonha? Ou nenhuma das respostas anteriores? Não! você tem caráter. Pague a conta. Saia de cabeça erguida, mostre a pessoa que te convidou que está tudo bem, isso acontece. Passe segurança. Seja compreensiva. Convide-a para dormir na sua casa, está tarde. Tenha uma noite tórrida de sexo e sinta com se tivesse contratado uma "puta" e você pagou pelos serviços sexuais prestados. Usufrua. Depois disso deixe ela te  pedir em namoro.Quem é o esperto nessa história? A golpista obviamente que ainda te pede o número de sua conta e diz que vai te ressarcir do prejuízo, que foi um mal entendido e blá blá blá...Sabe quando você vai ver a cor desse dinheiro? Nunca. Malando é malandro, mané é mané! Ela foi a malandra e você a mané! Depois disso a sucessão de erros é inevitável, é um magnetismo que faz seu dedo podre apontar sempre na mesma direção, tendendo a atrair os mesmo tipos de gente sem palavra, dissimulada, e sem caráter. Não dá para generalizar, mas está difícil dizer hoje quem trai mais. O homem ou a mulher? Até um tempo atrás, podiamos afirmar com certeza o que era o homem, hoje o páreo é duro. Mas uma coisa sempre soube. Independente do sexo, da relação, do grau de relacionamento, da sexualidade. Quem convida faz banquete. Mas leve o seu dinheiro. Se banque. Pague sua conta. Não acredite em quem come sardinha e arrota caviar.  Vai que...Mas eu sou fã mesmo das voltas que o Mundo dá. Cuidado. Cartão "NÃO AUTORIZADO" é pior do que "CHUPA CABRA" nos caixa eletrônicos. Esses ao menos você sabe que existem. Mas coincidentemente nos dois casos a culpa sempre será da máquina.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Até breve!!!

Até Breve!

Não poderia deixar de dizer algumas palavras no dia em que nos reunimos para nos despedirmos desse casal querido num delicioso banquete julino gastronômico. não sei se hoje estaria uma noite fria, mas estava. Mas de uma coisa tenho certeza. Nossos corações estão aquecidos de amor que temos por esse casal. Que há pouco mais de 1 ano se uniram em matrimônio com as bençãos dos céus e da família e de todos que os querem bem. Aonde construiram juntos uma casa com vários pedaços de seus sonhos mais íntimos. Que passaram por dificuldades como todos passam. Que postaram alegrias e problemas para quem quisesse ver, ler...Bendito "Facebook", Se usado com moderação. Quantas curtidas e compartilhadas vocês ganharam.  "Lalá", prima querida que vi crescer., que tem pouca idade, mas muita história pra contar. Lembranças de um periodo em Santo Aleixo, nosso lugar! Eu, ela e minha mãe, sua Tia leni, embaixo dos edredons e você indo à rua comprar oito batatas, sim, oito. Poi s foi assim que sua mãe Eliana Vieira Krauss lhe ensinou o peso das coisas. Ficaria aqui por horas relembrando tantos momentos mas um deles é inesquecível. Você pequenina sentada sobre um pneu com seu também pequeno primo , vulgo "Gou". hoje homem feito. Em que vocês cantavam em coro..."Tia neni bonita, tia neni bonita". Enchendo o coraçao da minha mãe,sua tia-avó, de orgulho.
Luiz, você veio chegando de mansinho. Eu ainda estava bem longe do convívio familiar quando você apareceu na vida minha prima. A primeira vez que te vi, você já me ganhou com esse sorriso lindo de covinhas e uma história de vida e superação impressionante e admirável. Garoto bom, trabalhador, calado, reservado, discreto, sobretudo íntegro. Vocês formam um casal iluminado, desses de causar inveja. Não pelo que vocês tem, mas pelo que são. Pela luz raiante de seus olhos jovens e sonhadores. Aqui meu agradecimento especial a Laiana por sua boa vontade, amor e persistência em nos ajudar a dar um desfecho na luta contra "doença" de meu pai. Tamanha generosidade, solidariedade e empenho que você se designou a fazer tudo que estivesse ao seu alcance desde a internação ao pós operatório. isso nos deixa eternamente gratos.Pessoas com você merecem as melhores coisas do mundo! Um dia você abençoa e a mesma mão que você estende é apanhada e reconhecida por Deus lhe devolvendo em mãos em dobro. Por isso essa nova oportunidade nas suas vidas. Afinal agora vocês são um só. O que você tanto desejou está a algumas horas de se realizar. Fico feliz de poder compartilhar desse momento com vocês tão especial. De poder estar de corpo presente e desejar toda felicidade que couber nessa nova empreitada da vida.Sucesso e parceria com seu amor. Se ficar difícil, que eu duvido muito! Estaremos aqui de braços abertos os esperando. Detesto despedidas. Mas...Se tenho que dizer algo, que seja...Até breve! Amo vocês!!! Em nome da minha família, E todos os amigos e família que estiveram presentes. Deus os acompanhe com destino a Corumbá-MS. Saudades...Até breve!!!
 

Disponibilidade x Disposição

     

           Quantas vezes nos pegamos discutindo a relação com quem não temos uma relação? Chega a ser engraçado não fosse tão desgastante e chato descobrir que só você está dentro disso. Da "relação" Tenho uma teoria sobre lealdade e fidelidade, que acredito serem coisas bem distintas, há quem discorde. Já omissão e mentira também são muito erradas e eu acredito sim,que neste caso bem parecidas. Quanto a disponibilidade e disposição já são coisas distintas. Estar disponível é estar com tempo, livre, sem pendências afetivas para resolver. E estar disposto é estar com vontade, pré-disposto, a fim de fazer as coisas acontecerem. E as pessoas não sabem diferenciar isso, discernir uma coisa da outra.Quando se pergunta isso a alguém as pessoas dizem que estão prontas. Mas na verdade não estão. Nunca estão.
          Sendo assim, somos pegos de surpresa ou entramos sabendo? Acho que não. Acredito que todo mundo faz algo pra impressionar. A primeira impressão não é a que fica. Definitivamente. Isso se aplica em vários aspectos da vida, não só emocionalmente, mas quando se trata das nossas emoções, aí a coisa fica feia. Você acredita, confia, se doa, para que? Estão fazendo o mesmo por você? Eu não acredito nesses sentimentos altruístas que as pessoas "pregam" dizendo fazem o bem sem olhar a quem, que não querem nada em troca. Acho tudo um grande blá blá blá...Balela!!! Mentira!!! Discordo em gênero, número e grau. No fundo queremos a troca. O carinho que fazemos é o que gostamos de receber, o apoio que damos é o que gostaríamos de ter, a atenção, e acima de tudo o respeito e consideração. O que me causa não estranheza, mas indignação é a facilidade que as pessoas tem hoje de entrar na sua vida e sair dela pors sms, pela rede social,  por telefone, ou quaisquer aplicativo, eu  acho uma "puta covardia"!!!
           Para si próprio e para com os outros. Sinceramente...Esperamos demais das pessoas. Oferecer nosso tempo a alguém é uma escolha. Querer que façam o mesmo por nós é um risco. Pode ser que sim, pode ser que não. Depende da pessoa, da situação.E tudo mais que diz respeito ao seu tempo, tempo é uma questão de preferência, voltamos o nosso tempo para quem ou que é conveniente para nós. Na verdade não dá pra exigir demais dos outros, cada um dá o que pode, porque é só o que tem. É preciso estar disposto para lidar com as diferenças, com o outro, com a convivência. Disposto para aturar, essa é a palavra. Aturar alguém que seja tão diferente da gente. Cheio de manias, medos, traumas, neuras e toda bagagem que vem no pacote. Ninguém vem só. O problema é que as pessoas tendem a trazer tudo do passado para um presente momento tão bom ou para um futuro promissor, o passado existe, tem gente que até se desculpa por ter um passado, que besteira! Isso não conta. O que conta é não permitir que o passado invada uma relação ou pseudo relação do presente. Sendo assim torna-se uma relação sem futuro. Previsivelmente sem futuro. Sem ter para onde ir, quando só se pensa em voltar atrás. A partir daí muda-se o conceito : para ter disponibilidade tem que ter disposição.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Do Leme ao Pontal

     

         Essa é uma história de ficção. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos terá sido mera coincidência..
      Já dizia Tim Maia em sua música sobre a orla do Rio de janeiro. "Do leme ao pontal...não há nada igual...!!!" Mas tem mais que isso, vamos além, do outro lado da poça,como nós cariocas costumamos dizer, Niterói. Cidade que eu tenho uma história,várias histórias.Uma paixão, um apego, sei lá, o que, aonde aconteceram minhas melhores e piores histórias. Perdoem-me niteroienses...mas ô cidadezinha provinciana! Mas eu gosto, dos bairros de nomes inusitados, dos bairros de nome indígenas e de gente bonita. Daquela coisa meio bucólica. De Icaraí, Ingá, São Francisco...Mas foi lá em Pendotiba que houve a conexão com a garota zona sul, do Aterro do Flamengo. casada, infeliz, de orientação sexual mal resolvida que houve o encontro de almas. Duas pessoas carentes, se perdem numa sala de bate papo e acham que encontraram o amor, cheias de histórias coincidentes, de sonhos e planos em comum. uma comprometida de verdade, a outra comprometida de mentira, mas em comum existia a fantasia e força para impressionar uma a outra. Meses literalmente a fio, quer dizer, sem fio...Celulares que poderiam ser rastreados em conversas longas, noturnas, diurnas, nos intervalos, na saudade, naquela sensação de frio na barriga. De ligar, ouvir a voz...Ah...A voz! parece que esse foi o ponto principal, das duas, isso mexia com seus imaginários. mensagens trocadas, falar baixinho no meio do expediente ao celular com fone de ouvido como se ouvisse uma melodia. mas ali estava toda troca de intimdade e intensidade de uma história inusitada, fantasiosa, instigante...não sei, faltam-me adjetivos. Interessante.um jogo humano, guerra de egos, teste de resistência, gemidos e sussurros que só Cazuza ousaria ouvir como segredos e liquidificador. Uma sonhava acordada ,a outra também. As histórias todo dia pareciam mais interessantes e escabrosas, tristes e complexas. A garota do Leme ao Pontal, "porra louca".Cheia de estórias. A casada de Pendotiba, tão louca quanto, pois se deixava levar pelas loucuras da outra. De outra idade, outra geração, outro nível social. Outra ideologia de vida. Teria sido perfeito se a garota Zona Sul não tivesse estragado tudo tentando ser o que não era. Até o segredo vir à tona, a verdade nua e crua, o embate Niterói  x Rio de Janeiro. E assim diluiu-se o encanto. uma aprendeu com a outra, a vida se mostrou de outra forma o que só leva a crer que nem tudo é pra acontecer. Mesmo que tivesse sido uma história contrária, talvez nunca desse certo. Uma pensava na outra obsessivamente. Até que a máscara da garota zona sul caiu. E ela chorou copiosamente de culpa, encheu a poça que divide a região metropolitana do estado do Rio, de tanto arrependimento e tantos "mas", "se" e "por ques". E a eterna dúvida. Será que poderia ter sido diferente? Mas valeu a lição, o carinho prevaleceu. Restou um cuidado, seguiram em caminhos distintos, mas alguns pontos em comum. Amam coisas boas, bom papo, história, literatura, poesia, gastronomia, conforto, isso tudo as uniria, não fosse a maneira errada que as coisas começaram. Mas definitivamente tudo que começa errado, termina errado. Fica a saudade. lembranças e agora a falta de tempo e outras prioridades. E o desejo que Pendotiba seja feliz, principalmente por hoje ser seu aniversário. É sempre um novo recomeço, um novo ano em nossas vidas. A garota Zona sul queria poder abraçá-la participar desse momento, mas não dá, não rola...Mas não poderia deixar de narrar essa história com tanto empenho, pois foi muito importante e inesquecível para as duas. Feliz Aniversário! 

Ass: Mari do Pontal

domingo, 20 de julho de 2014

Monólogo de um coração partido

 Espero que o tempo passe, que dissipe a mágoa, que permaneça o perdão e a tolerância.
Que as mentes reflitam sobre os erros e palavras que jamais deveriam ser proferidas Que o sentimento seja ele qual for. Puro e verdadeiro prevaleça.
Que a sensação de humilhação, inferioridade e culpas se esvaiem como água pelos dedos.
 E que saibamos que a vida é feita de escolhas. Escolhas erradas. Vida errada. Que chances sejam permitidas e não contadas. Como se fizesse parte de um cronograma.
Que o gráfico da vida seja de altos e baixos sim. Mas que em algum momento encontre-se o equlibrio
E que as chances perdidas possam sempre ser recuperadas de uma maneira ou de outra. Que os planos feitos e as demonstrações não públicas de afeto ou até as mais timidas que foram permitidas sejam um bom motivo pra menos radicalismo.
Que a agressividade verborragica seja um equívoco de palavras desconexas mas que não sejam demonstrações de insanidade, bipolaridade ou afins. Mas de falta de auto controle
Que no surto da emoção e impaciência de ambas não tenhamos perdido a ternura.
Nem o respeito. Nem a falta de confiança. Que não precise ir cada uma pra um lado nem buscarmos subterfúgios para não sermos boas uma com a outra. Generosas. Delicadas...
Que não percamos nossa essência e que possamos transparecer nosso romantismo incorrigivel nem que seja com a vida.
Que os rompantes no auge da emoção e impaciência não nos separe pra sempre
que o pra sempre sempre acaba
Que nunca mais seja sempre muito tempo que todo encantamento não tenha sido conto de fadas
Que se perde a magia com o toque de uma varinha de condão
Que não viremos abóbora a meia noite. Que os príncipes e princesas se reencontrem. Que a mocinha seja salva da masmorra e que vivamos felizes para sempre. Ou enquanto durou.
Que tenhamos dado nosso máximo e nosso mínimo tenha sido suficiente pra causar boa impressão.
Que a admiração ainda exista. Somos seres imperfeitos. Que possamos noa reinventar.
Que possamos construir tudo de novo. Somos passíveis de erros e acertos e que nossos erros de simetria não façam demolir tudo de ruim sobre nossas cabeças. Mas sobretudo o reconhecimento e o perdão.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Musa inspiradora

   
          Todo mundo tem uma fonte de inspiração, ou não? Eu protelei tanto para escrever alguma coisa inspirada por alguém que passou no meu caminho. Foi bom protelar, assim, a inspiração veio no momento certo. Na dor e não por amor. Valho-me da licença poética pra dizer que não me apaixono nunca mais por quem não gosta de mim...Embora nunca mais seja muito tempo Citação de uma pessoa que não é poeta, mas tem uma sabedoria...E que meus conceitos estão caindo por terra, afinal é sempre bom ouvir alguém. Alguém neutro, alguém que tem discernimento, muito mais do que a gente. Até Vinícius de Moraes precisou de uma musa para compor "Garota de Ipanema", clássico da bossa nova. Uma musa não precisa ser uma pessoa, pode ser uma situação, um pé na bunda. Uma palavra maldita ou mal dita. Uma expressão que marque pra sempre. Que marque um momento, uma separação, uma reconciliação, uma relação. Uma história de superação, de tudo vale como inspiração. E eu só observo, registro, para usar no momento oportuno. Certa vez li um livro de Martha Medeiros, minha "MUSA INSPIRADORA", chamado Fora de mim. Foi um dos livros mais densos que já li na vida. E me remete a um trecho em que ela mencionava, Uma separação traz além das lembranças por si só que são suficientes, independente do tempo ou circunstância, nos deixa dependente de uma chamada perdida no celular, de uma mensagem por escrito, de um simples toque. Mas isso não acontece. A mão vai coçar pra ligar, procurar mesmo depois de você ler que "ACABOU" em letras garrafais.
        Façamos disso uma inspiração , dar um up na vida!!! Dói...A rejeição dói, o desprezo também, mas não dá pra se culpar pelas palavras proferidas, as palavras E não voltam. Momentos são únicos.E fico com as boas lembranças, com os gestos de carinho, mesmo que tenhamos nos transformado em pessoas tão diferentes da primeira vez que nos vimos.E quando a pessoa tem outra musa inspiradora, é hora de tirar o time de campo. De se recolher e deixar uma bonita lembrança, e buscar novas musas, novas fontes de inspiração. Eu sou intensa, necessito recomeçar, de amarga basta a cerveja. A vida é doce, o amor existe mas o mal trabalha e é preciso fechar todas as brechas, e se armar, pior é quando a defesa é seu ataque, a gente pode acabar estragando tudo. É preciso ter paciência, exercitar a paciência, ser gentil, cordial, generoso, compreensivo, mas não dá pra ser assim o tempo todo. às vezes estamos impacientes, indecisos, carentes, tudo isso. Menos desesperados. Isso é que não pode, o desespero te faz pagar micos, te faz ser ridículo, inconveniente, compulsivo e com isso criticado e nem sempre estamos prontos a receber essas críticas. Sejam elas construtivas ou não. Mas daí a discernir, é preciso ter sabedoria, serenidade e afins. A vida é feita de altos e baixos, de inspirações do bem ou do mal, exemplos e lições. É bom ficar atento às críticas, porém, não permita que isso deprecie você. Que te faça sentir inferior, desmerecido. Ninguém pode ter esse poder de desestruturar a gente. De nos fazer perder a compostura. Por favor que venham novas musas inspiradoras, quero textos mais felizes, mais alto astral assim como eu. Que a nossa verborragia não nos faça perder as pessoas. Que sirva apenas de lição pra não cometer os mesmos erros. E encerro por aqui pronta pra outra cabelos lindos, lisos, unhas feitas. Vida que segue.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sobre ser meu pai III

           Então...Finalmente papai está de volta em casa, ao aconchego do lar. Após longos e intermináveis 72 dias, aqui está ele. De volta as suas coisas, suas referências, sua cama, seu quarto, sua casa. Perto dos seus, de nós. É difícil imaginar ou tampouco transcrever como ele se sente agora. Ainda sob efeito colaterais dos antibióticos. Pele mudada, psicológico abalado, dúvidas e incertezas, paz e caos, tudo dentro de uma mente só. Sensação de liberdade e ao mesmo tempo aprisionado pelo medo de voltar pra rotina hospitalar. Deus queira que não.  Temperamento difícil, atitudes rebeldes, mas isso eu já sabia! É preciso exercitar a paciência, um pouco de psicologia,, um punhado bem grande de se colocar no lugar do outro e uma pitada de tolerância. Vigiar banho, cuidar do curativo, tive uma amostra de aula com minha amiga que é enfermeira, porém, preciso de um intensivo, principalmente para ter mais sangue frio e trocar um curativo sem me chocar com o tamanho da ferida que ainda não cicatrizou completamente. Mas calçar meias em seus pés, hidratar a pele, ajudar a vestir e dar de comer a quem cuidou de mim a vida toda, é um prazer. Por mais que pareça enfadonho ou difícil. Olho em volta e tenho conhecido tantas histórias, tantos casos parecido ou tão mais difíceis que o nosso. Só posso agradecer a Deus por cada vitória, por um passo a mais que meu pai dê. Por se levantar da cama sem ajuda. Por poder tomar um banho de corpo inteiro, pelo prazer de mastigar, mas tudo isso vem junto também tudo que relatei lá no começo da minha narrativa. 
         Tenho que trabalhar sua mente, seu psicológico, de dentro pra fora, como aquela cicatriz da cirurgia, precisamos fazer uma cirurgia espiritual, mental e trabalhar a cura. Receber um diagnóstico impreciso por mais de 1 ano foi doloroso. Passar pelas cirurgias também. Mas receber o resultado da biópsia livre de neoplasia, foi libertador!!! Deus tem mesmo um plano pra cada um de nós. E o que ele reserva a meu pai ainda não sei. "Misteriosos são os desígnios do Divino..." A mim só resta esperar, ter fé. Acreditar numa cura ainda maior interior e a obra se cumprir. Assim saberei qual a missão de meu pai aqui e que parte isso me cabe. Tenho feito tudo que posso, que sei, e o que não sei me esforço em aprender, trabalhar meu auto controle, meu senso crítico, e minha forma de encarar essa nova vida. Junto vem as minhas questões, porque coisas boas vem sempre sozinhas, mas dificuldades vem todas juntas. E é preciso ter jogo de cintura e até mesmo desapego pra nos livramos do que nos faz mal para não embolar o meio de campo. Priorizar o que é mais importante. E abdicar do que achava que era importante para dar atenção a outras coisas. Melhor parar por aqui antes que o texto fique confuso. E me perca nas minhas próprias palavras e sabote meu talento para escrita. Saúde e paz! O Resto a gente corre atrás.