domingo, 29 de junho de 2014

Desculpas atrasadas, desculpas aceitas!


          Sempre pensei que só eu tinha esse hábito de me redimir com as pessoas. Qual foi minha surpresa outro dia, ou melhor, outra noite, alguém que eu me lembrava sim, mas sem mágoa ou ressentimento. Reapareceu pra me pedir desculpas por alguma palavra maldita ou mal dita na ocasião que nos conhecemos. Reconhecer o erro é muito importante. É sinônimo de maturidade, de desapego, de honestidade. O que não podemos é toda hora errarmos e pedir desculpas o tempo todo. Acaba virando desculpa para desculpa, com trocadilho. Justificar o injustificável. Acredito sim que todo mundo tem direito a uma chance, duas, três e quantas mais couber na sua tolerância, porém um erro constante, sempre o mesmo pode nos emburrecer e permitir que desculpemos sempre aquela pessoa por ser ela tão querida por nós. Muitas vezes um mal-entendido pode ser fatal numa relação. E é preciso ser superior a certas coisas e bastante tolerante para desculpar sempre o mesmo erro ou a mesma pessoa. E também as vezes por mais que tentemos, nunca conseguiremos desculpar, perdoar, ou sobretudo, desculparemos sempre e sempre, e sempre.
          Mesmo que seja tarde é importante refletir sobre quem magoamos, o que dissemos e reaver essa relação se você acredita que vale a pena ou mesmo que não tenha mais contato. Faça isso por você e pelo outro. Mas não pense que com isso já estará com um pezinho na porta do céu. è preciso ser bom, generoso e humilde sempre, e essa é uma tarefa árdua, somos humanos, passiveis de erros. Todo tempo. Mas esse mesmo tempo. Cura tudo, ou quase tudo. O tempo é mesmo o melhor remédio.Porque alguém pode te magoar tanto e com o passar do mesmo, você abstrai, mas não esquece. Perdoa, mas não esquece. E o verdadeiro perdão está relativamente ligado ao esquecimento. E esse é bem mais complicado. Olhar pra aquela pessoa do zero, como se nada tivesse acontecido é quase impossível, mas basta querer, basta dar o primeiro passo. seja ele pedir desculpas ou desculpar alguém. Quem nunca? Não se fecha a porta na cara de alguém que veio até você. Que reconsiderou o que te causou, que percebeu a sua importância e reconheceu sua culpa, erro, seja lá o que isso for. Abra a porta. Não precisa mandar entrar, apenas ouça o que ela tem a dizer. e Fique em paz com seu coração. Afinal. é só o que queremos.A não ser que você prefira o ódio ao amor, a mágoa ao perdão, o ressentimento ao desapego...Vai de cada um. Eu, particularmente, prefiro consertar as coisas. Coisas mal resolvidas não fazem bem nem a mim nem a ninguém. É sempre bom deixar tudo às claras. Preto no branco, sabe como é? Erramos quando somos magoados, porque também queremos ferir quem feriu nosso ego. Ainda tem o tal do orgulho ferido, esse sim nos incapacita de sermos reais, nos faz fingir uma mágoa eterna. Como dizem por aí, rancor dá câncer e como esse tem sido o mal do século, eu passo...Dispenso!
        Prefiro ficar em paz com alguém em especial ou com o Mundo, mesmo que isso demore. Eu procurei me consertar com algumas pessoas, algumas foram generosas, dignas do meu pedido de desculpas, outras não souberam lidar com isso, e simplesmente me ignoraram, outras até tentaram, confesso, mas por alguma questão sua, não conseguiu. E não culpo ninguém, eu tentei. Fiz a minha parte. Mas a vida é uma estrada de mão dupla e se você começa a ter que andar na contramão por causa de alguém, tem algo errado, e nem pode ser de mão única. A troca é imprescindível. E o reconhecimento também e a recíproca, entre tantos outros substantivos. Falo de uma maneira geral, em todas as relações. Todo mundo tem direito a consertar. A gente não nasce sabendo tudo, a gente cresce errando e amadurece com os erros. Fato! Enfim...Perdoe mais! E peça perdão, reconheça. É digno, é bonito e te leva a redenção. Mas vai por ali, muda de caminho, segue por outra estrada, por outra linha, pra que não cometa os mesmos erros. Cometa erros diferentes, porque são inevitáveis. Mas sempre saiba como voltar e ajeitar as coisas. Isso ajeita a vida, e não dá pra ser torto a vida inteira. É muito tempo.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Feliz dia dos Namorados!!!

Feliz dia dos Namorados!!!

Resenha dos Namorados

     





         Palavra de ordem do momento? RESENHA!!! Tradução: Para as redes sociais, é uma espécie de Social com os amigos, Happy hour ou algo parecido. Então porque não resenhar com o namorado ou namorada. Bom. Aqui no Brasil comemora-se amanhã dia 12 de junho. Dia dos Namorados.Ainda bem que aqui é em junho, outono. Tempo agradável, dias e noites com vento fresco e harmonioso. Se fosse em fevereiro com lá fora, estaríamos literalmente "fritos" devido ao calor e muitos casais até se separariam na data, devido ao nível de stress causado pelo mesmo. Nos Estados Unidos,comemora-se em 14 de fevereiro. Valentine's Day!!! Dia de São Valentim. Que foi preso e condenado à morte por tenatar convencer o Imperador de Roma, Claudio. A reconhecer Jesus Cristo. Valentim, significa também "saudável". Aliás tem algo mais saudável do que namorar, beijar na boca, curtir uma boa companhia e bons momentos? Afinal. Momentos são únicos. Não se repetem e não voltam. Já aqui no Brasil dia 12 de Junho é dia dos namorados. O dia de trocar presentes, declarações de amor eternas.        
         Shoppings,Restaurantes,cinemas e filas e mais filas para tudo.E uma busca incessante a motéis lotados com fila de espera, um verdadeiro "troca- troca", no bom sentido da palavra. Um rodízio de camas, roupas de cama, higienização das banheiras de hidromassagem. A propósito sempre tive dúvida sobre essa esterilização das mesmas. Será que realmente procede? Tá. Mas aí é uma questão minha. Romantismo em primeiro lugar. Um bom jantar romântico. Luz de velas. Comida sofisticada,um bom vinho pra impressionar, flores...Presentes. Tudo tem que estar perfeito, impecável. Mas não seria melhor ser assim sempre? Não né? É melhor ter um dia pra isso. Não dá pra ser romântico o ano inteiro. Fato.
         Acredito que namorar seja uma ótima fase, e no começo então é tudo uma delícia! O conhecimento, o reconhecimento. As promessas. Não que depois tudo isso caia por terra. Ou vou fazer aqui o papel da blogueira mal amada, amarga. Não, não,obrigada. Ainda preservo meu romantismo, sem plágio tá Preta Gil? Mas... "Eu tenho um lado doce que quase ninguém vê." Só não dou mais pérolas aos porcos. Sou valiosa e ainda espero o "príncipe encantado" ou melhor, a "princesa encantada." Vocês entenderam. Assim espero. Chega de beijar sapos! Ops...Sapas erradas. Ainda choro com filme mamão com açúcar, com pagodinho mela cueca, até com propaganda de shampoo dependendo do nível de TPM estabelecido. Quem sabe até com propaganda de margarina, sabe aquelas tipo, famílias perfeitas? É isso. É bom ter alguém com quem se tem sintonia, fale a mesma língua, alguém que te faça rir e que faça chorar também as vezes até de raiva, mas alguém em quem pensar à noite e esperar um torpedo de boa noite ou de bom dia. E no meio do dia. Só pra dizer que está pensando em você. Mas sem discurso demagógico. É bom também ter um tempo para namorar consigo mesmo. Se enamorar, se apaixonar por quem você é. Pela sua companhia. Descobrir o que você gosta para estar pronta pra recomeçar com alguém, e saber interpretar nas entrelinhas se esta pessoa também está preparada, pronta para você. E se não estiver? Ah tá valendo...O importante é tentar. E já que coincidentemente nosso primeiro jogo da Copa aqui no Brasil será no Dia dos namorados. Por que não dizer? Somos Brasileiros e não desistimos nunca. Quem sabe o próximo dia 12 de junho será um feriado nacional? Dia do Hexa. Ou dia de São Neymar? Já que falamos de Santos. E o menino prodígio é nascido em Santos. São muitas coincidências, só não sei se o que escrevo agora fará sentido ao final da copa. Se fizer, prometo um texto sobre a conquista do Hexa. Até porque não quero desviar o assunto. De namorados, amor e romantismo, a bolas, estádios, jogadores e gramados. Mas não deixa de ser o grande jogo do amor. Jogo da sedução. Flertar. Jogo de olhares, palavras...E que vença o melhor! Quem for mais ousado leva, quem for mais tímido também leva. Depende do gosto de cada um. Ainda bem que somos tipos diferentes em meio a multidão e que existe gosto pra todos os tipos. Se não o que seria das mais "cheinhas" feito eu? Viva a diversidade! Viva o amor! Feliz dia dos Namorados e Enamorados!!! Curta a vida poque a vida é curta. Ok! A frase é de caminhão. Mas que seria do amor sem as declarações cafonas e cartas bregas de amor? 

sábado, 7 de junho de 2014

Amizade não se impõe,adquiri-se!






            Pode até parecer desabafo mas o que é uma crônica que outras pessoas irão ler, além de um monólogo mas que poderia ser uma bate papo e que serve de terapia e passatempo. Alfinetadas são coisas lá do tal do estilista "quase ex famoso". Não vou dar nome aos bois. Comigo o buraco é mais embaixo. Existe sim um descontentamento com o ser humano. "Amigos"...Mas então, vamos lá! Eu sempre fui uma boa amiga sem demagogia, porém cometo também meus deslizes, já fiz muita gente chorar ou sofrer. Aliás quem não os fez? Acho que ninguém é bom o tempo todo. E todo mundo tem um lado perverso, as vezes até vingativo. Lá no fundinho, a gente pensa assim, vai ter volta! Ah vai! Só que a gente não precisa se movimentar pra isso, a Lei do retorno é certa. De uma forma ou de outra as coisas voltam pra gente, e dói, ai como dói. E sentir isso na pele, é aquele posicionamento que deveríamos ter desde sempre. Nos colocar no lugar do outro, não fazer aos outros o que não queremos que façam com a gente. E falo isso sem demagogia alguma. Nunca fui santa. Nem quero ser.  Depois que fiquei um pouco desconectada fora das redes sociais, digo: "Facebook", não que eu tenha virado inimiga de quem usa ou da própria rede. Mas percebi o quanto eu perdi tempo, aliás com quanta gente que me relacionei, adicionei e não tenho a menor afinidade ou contato. Tem os contatos de enfeite, tem aqueles que não curtem nada do que você escreve e na verdade, o que nós queremos é ibope!!! Quando uma postagem nossa não é curtida, é o fim. Chega a ser engraçado. Que diferença temos dos reality shows? Afinal, fazemos parte do show business! 
               Ai você percebe que todo mundo tem tempo pra tudo. Menos pra te procurar. Essa é a parte mais triste, uma coisa é certa, eu corro atrás, eu preservo os amigos, mas tem que ser uma via de mão dupla e com o tempo eu percebo que viajo sozinha nessa rota e até mesmo as vezes na contra mão, na esperança de encontrar alguém. Por que ainda sou tempo de que amizade se cativa, se preserva. Existem amizades por ano letivo, que são aquelas da época de escola, existem os de infância que ficam, existem os amigos de infância que nunca mais vemos, existem aqueles que pedimos ou que te pedem dinheiro emprestado e somem. Existem os amigos de "copo". ah...Esses tem aos montes! Existem os se me dão. Os que não fumam, os que não compram nem bancam o próprio vicio, mas "se me dão" eu fumo. Na verdade a vida é um grande jogo de interesses, alguns por pura afinidade, o que é até normal e plausível. E outros porque realmente são convenientes até algum momento. Saber pedir desculpas quando a gente erra, é muito bom! Tentar não errar de novo também. Mas recuperar a confiança é um trabalho árduo e as duas partes tem que ceder. Que mania que nossa geração agora tem de forçar amizade. Mal conhecemos alguém, que é amigo do amigo, do amigo, da amiga, e lá vai você adicionar. Achando que são almas gêmeas. E aí você vai percebendo que as pessoas tem outras prioridades. E que se você está fora da rede, acaba ficando um pouco esquecido, afinal, quem não é visto não é lembrado. É sério isso? Temos que nos fazer presentes? Dizer...Ei...Tô aqui! Alguém por aí? Alguém me ouve? Alguém me lê? Me curte? Me compartilha? 
              Isso não é um discurso carente. São constatações. Sempre fui uma grande observadora e há muitos anos quando eu ainda era uma adolescente. Descobri Machado de Assis e escrevi uma crônica sei lá, com quinze anos. Crônica é até pretensioso da minha parte. Um texto simples, mas que nele eu mencionava uma frase de Machado. "Felizes são os cães, que pelo faro descobrem os verdadeiros amigos." Na próxima vida quero vir cachorro, e não preciso ter pedigree não. Qualquer vira-lata tem um vida melhor que a nossa. A amizade também é uma viagem. Aqueles que não ficaram. Valeu pela carona. Adeus amigos!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sobre ser meu pai II



     Como traduzir a felicidade que estou sentindo? Há  pouco mais de uma semana via meu pai entubado no CTI daquele hospital, sem poder falar, sem nos ouvir, sem interagir e com poucas perspectivas...Quem tem me seguido na vida, nos poucos app que ainda me rendo às redes sociais, sabe a luta que estamos travando. Meu pai é um guerreiro!!! Sim. Sebastião."Sagrado ,venerável". E o que é sagrado vem de Deus e o que é de Deus ninguém toca. Está ali escolhido, separado, selecionado para as maiores vitórias. Eu creio nisso. Confesso que por muitas vezes fiquei descontente, cabisbaixa, achando que o pior podia acontecer. O pior pra nós...Claro. A perda, a saudade. Pois não podemos ser egoístas e pensarmos somente no nosso bem estar agora e sim no bem estar dele. E no que Deus preparou para ele. Mas algo me diz que a obra que Deus começou, ainda está por terminar. Essas palavras não saõ um testemunho evangélico, e sim de fé! Em nenhum momento consigo ver nossa vida sem ele. E isso nos traz ainda mais pra perto dele.
       Como pude em algum momento ser fraca, desanimar, desacreditar? Já me sinto feliz por esses quase 2 anos que meu pai vem lutando contra um diagnóstico cheio de interrogações e são meses que ganhamos a mais com sua presença. Esse último mês foi bastante difícil, mas agradeço a Deus por cada minuto que o vejo acordado, interagindo, lúcido e nos mostrando o quanto nos ama. Quase nunca vi meu pai chorar. E foi lindo!!! Mesmo tendo que conter as minhas lágrimas e não causar uma grande comoção e atrapalhar o andamento das coisas. Mas agora tô aqui na frente do meu computador, só eu, o monitor, o teclado e um louvor lindo. Agora posso chorar!!! Posso me emocionar e deixar cair cada lágrima de felicidade ou emoção sobre o teclado. Ele não pode me ver agora mas Deus me vê, e conhece o meu coração.Sempre ouvi dizer que conhecemos as pessoas quando passamos por uma situação como essa, de doença, morte, falta de dinheiro...E eu tive essa comprovação, agora sei quem é quem.Tudo que é verdadeiro permanece, tudo que me faz mal me livrei, e tudo que não servia se esvaiu e deixei ir o que não era consistente, relevante, nem tampouco verdadeiro. Se eu disser que posso contar nos dedos o apoio que recebi estaria mentindo. Deus foi ainda tão fiel e generoso que me honrou com quantidade e qualidade ao mesmo tempo. Não esquecerei cada palavra de apoio, cada palavra de otimismo e cada demonstração de fé. Cada qual a seu modo. Hoje eu tomaria uma boa cerveja pra comemorar! Porém em solidariedade ao meu pai que não pode desfrutar desses prazeres nesse primeiro momento. Faço o que é certo. Louvo e agradeço a Deus por trazer meu pai de volta à vida. Agora só falta voltar pra casa. Falta pouco. Muito pouco, Obrigada Deus, obrigada amigos, obrigada vida! Que hoje tem um valor ainda maior e diferente pra mim. Dificilmente vou encerrar um texto sem a citação e de alguém que tenha passado pela minha vida e aqui eu digo. Que podiamos sim, aprender a crescer e amadurecer com os toques suaves da alma. Mas é o sofrimento que nos descontrói e reconstrói. é no caos que a gente se encontra

terça-feira, 20 de maio de 2014

Aclimação


      Ontem fiquei surpresa com o fenômeno da natureza, chuva de graqnizo em São paulo, chuva essa ue muita gente ainda chama de "chuva de granito", ok pessoal! É granizo tá! Granito é aquela pedra bonita que usamos para decorar construções, tampos de mesa, etc.Será o fim dos tempos? Que Sampa é a terra da garoa a gente já sabe, mas garoa fria, gelada, formando montes de neve em plena cidade grande, no nosso país tropical. A neve fez a alegria de adultos e crianças, assisti uma reportagem que até boneco de neve deu pra fazer. Lembrei até do filme que assisti recentemente e que entrou para minha série dos que valem a pena ver sempre de novo. "Frozen". Ah eu sou suspeita, amo frio! Mas quando morei em Petrópolis foi meu teste de resistência foram três longos meses debaixo do edredom, vinho, chá e café e chocolate quente com minha colega de república, nascida na Alemanha, criada na França, inglês fluente e português com fluência de que vivesse aqui há anos.Foi uma troca cultural muito grande e intensa, como eu gosto que seja.Saudades de Júlia.... Frio mesmo só pra ver filminho com pipoca e chocolate quente, de preferência com a pessoa amada. Mas se não tiver também tudo bem, eu me basto, tenho excesso de tecido adiposo. Mas esse fenômeno em São Paulo, me remeteu a esses momentos, afinal frio, traz nostalgia, é automático. Me sinto naqueles filmes que o ator olha a neve pela janela na noite de natal. Afinal em Nova Iorque é inverno em dezembro. Meu sonho de consumo.Porém a neve caiu aqui, ali quero dizer, no bairro da Aclimação, com perdão do trocadilho que meu irmão do meio fez hoje.Peço licença brother, sem pagar direitos autorais. "Aclimação", não tinha lugar melhor pra cair neve. O nome já diz tudo. Chega ser engraçado, aliás hoje foi dia das coincidências e observações tragicômicas, antes dessa, saio eu de uma rua em Bonsucesso, subúrbio do Rio, ali pertinho do Hospital as margens da Avenida Brasil, pra entrar no carro, dou a volta por trás do carro na calçada e vejo um morador de rua e um cachorro deitado sobre papelões ali na calçada, acompanhei com os olhos e um fio estendido pelo chão pra não tropeçar, fiquei bem atenta até onde o mesmo ia. Era uma extensão ligada a alguma luz\pública, carregando o celular do pobre morador de rua. E fiquei ali nas minhas observações e sabia que dissertaria sobre. Seria Cômico se não fosse trágico. 
        Enfim. Daí voltamos ao frio falar de frio. Esse mesmo homem, pobre, morador da rua. Passará uma noite fria. Aí voltamos ao começo da conversa. Neve em São paulo, cena de filme, todo mundo agasalhado. Bariloche, esqui, cordilheira dos alpes, Antártida, Monte Everest, tudo é muito lindo e prazeroso se você tem como se aquecer à noite, à beira de uma lareira e uma bebida quente. Um conhaque talvez. E o morador de rua, vai se aquecer com uma cachaça de quinta pra espantar o frio que tanto amo. Contraditório meu texto, eu sei, mas também para pensar. Quanto aos fenômenos da natureza, só tendem a piorar. É o Aquecimento Global! mesmo que ninguém acredite.Recordando o inesquecível Félix, de "Amor à vida", porque sou televisiva e assumo! É o apocalipse criaturas!!!

A rede anti-social

Por que será que usamos a rede social de maneira tão errada? Se a intenção era agregar, integrar e nos socializar,por que fazemos o contrário na maioria das vezes? Eu admiro quem tem total desapego a toda essa febre chamada de progresso, evolução, estar contextualizado. Mas essas mesmas pessoas não entendem e muitas vezes não respeitam quem tem o hábito de ficar conectado 24 horas por dia. Mas até que ponto tem razão os que não partilham dessa “vibe”, que se denominam os “alfabytes”. E  até que ponto é saudável o vício pela internet, a dependência tecnológica, podendo chegar até mesmo a nos levar à alienação? Há controvérsias. Enfim. Para alguns a rede social deveria se chamar rede anti-social. Tem gente que usa mesmo com propriedade os dispositivos e aplicativos que te tornam indisponível para alguns, presente para outros. Gente. Pára tudo! A intenção não era essa. Ontem mesmo no meu momento virtual assisti a um daqueles vídeos de comédia postados no youtube, em que um dos personagens, desabafa coisas sérias com um amigo que não lhe dá atenção porque não tira os olhos do Smarthphone. Confesso que eu mesma, fiz isso recentemente, e constatei...É muita falta de educação e respeito para com o outro. Sendo assim vamos perdendo pouco a pouco, o contato físico, emocional e calor humano. Estamos sendo substituídos pelos  smarthphones, netbooks, notebooks, iphones e toda essa parafernalha eletrônica. Isso tudo é muito válido, facilita nossa vida, mas por que não usar essa tecnologia e evolução a nosso favor? Vamos sim, ignorar os coments, posts, alfinetadas e indiretas, e aproveitar o ao vivo pra resolver as coisas às claras. Olho no olho. Vamos salvar as alterações públicas na vida real, em tempo real. Ativar o bate-papo ao vivo e a cores, sem emoticons para enfeitar a frase e sem KKKKKKKKK...Hahahaha, hushuashushua e Rs...Falsos! Não sejamos mais invisíveis ou indiferentes a quem está ao nosso lado, e na nossa vida. Voltemos à vida, real. Caso contrário mudemos de nome essa coisa chamada de rede social para rede anti-social, ou seria Cada um no seu mundinho? aí sim, ficaria mais adequado, tudo certo, cada um na sua mas com alguma coisa em comum. O encontro virtual!