sexta-feira, 18 de julho de 2014

Musa inspiradora

   
          Todo mundo tem uma fonte de inspiração, ou não? Eu protelei tanto para escrever alguma coisa inspirada por alguém que passou no meu caminho. Foi bom protelar, assim, a inspiração veio no momento certo. Na dor e não por amor. Valho-me da licença poética pra dizer que não me apaixono nunca mais por quem não gosta de mim...Embora nunca mais seja muito tempo Citação de uma pessoa que não é poeta, mas tem uma sabedoria...E que meus conceitos estão caindo por terra, afinal é sempre bom ouvir alguém. Alguém neutro, alguém que tem discernimento, muito mais do que a gente. Até Vinícius de Moraes precisou de uma musa para compor "Garota de Ipanema", clássico da bossa nova. Uma musa não precisa ser uma pessoa, pode ser uma situação, um pé na bunda. Uma palavra maldita ou mal dita. Uma expressão que marque pra sempre. Que marque um momento, uma separação, uma reconciliação, uma relação. Uma história de superação, de tudo vale como inspiração. E eu só observo, registro, para usar no momento oportuno. Certa vez li um livro de Martha Medeiros, minha "MUSA INSPIRADORA", chamado Fora de mim. Foi um dos livros mais densos que já li na vida. E me remete a um trecho em que ela mencionava, Uma separação traz além das lembranças por si só que são suficientes, independente do tempo ou circunstância, nos deixa dependente de uma chamada perdida no celular, de uma mensagem por escrito, de um simples toque. Mas isso não acontece. A mão vai coçar pra ligar, procurar mesmo depois de você ler que "ACABOU" em letras garrafais.
        Façamos disso uma inspiração , dar um up na vida!!! Dói...A rejeição dói, o desprezo também, mas não dá pra se culpar pelas palavras proferidas, as palavras E não voltam. Momentos são únicos.E fico com as boas lembranças, com os gestos de carinho, mesmo que tenhamos nos transformado em pessoas tão diferentes da primeira vez que nos vimos.E quando a pessoa tem outra musa inspiradora, é hora de tirar o time de campo. De se recolher e deixar uma bonita lembrança, e buscar novas musas, novas fontes de inspiração. Eu sou intensa, necessito recomeçar, de amarga basta a cerveja. A vida é doce, o amor existe mas o mal trabalha e é preciso fechar todas as brechas, e se armar, pior é quando a defesa é seu ataque, a gente pode acabar estragando tudo. É preciso ter paciência, exercitar a paciência, ser gentil, cordial, generoso, compreensivo, mas não dá pra ser assim o tempo todo. às vezes estamos impacientes, indecisos, carentes, tudo isso. Menos desesperados. Isso é que não pode, o desespero te faz pagar micos, te faz ser ridículo, inconveniente, compulsivo e com isso criticado e nem sempre estamos prontos a receber essas críticas. Sejam elas construtivas ou não. Mas daí a discernir, é preciso ter sabedoria, serenidade e afins. A vida é feita de altos e baixos, de inspirações do bem ou do mal, exemplos e lições. É bom ficar atento às críticas, porém, não permita que isso deprecie você. Que te faça sentir inferior, desmerecido. Ninguém pode ter esse poder de desestruturar a gente. De nos fazer perder a compostura. Por favor que venham novas musas inspiradoras, quero textos mais felizes, mais alto astral assim como eu. Que a nossa verborragia não nos faça perder as pessoas. Que sirva apenas de lição pra não cometer os mesmos erros. E encerro por aqui pronta pra outra cabelos lindos, lisos, unhas feitas. Vida que segue.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sobre ser meu pai III

           Então...Finalmente papai está de volta em casa, ao aconchego do lar. Após longos e intermináveis 72 dias, aqui está ele. De volta as suas coisas, suas referências, sua cama, seu quarto, sua casa. Perto dos seus, de nós. É difícil imaginar ou tampouco transcrever como ele se sente agora. Ainda sob efeito colaterais dos antibióticos. Pele mudada, psicológico abalado, dúvidas e incertezas, paz e caos, tudo dentro de uma mente só. Sensação de liberdade e ao mesmo tempo aprisionado pelo medo de voltar pra rotina hospitalar. Deus queira que não.  Temperamento difícil, atitudes rebeldes, mas isso eu já sabia! É preciso exercitar a paciência, um pouco de psicologia,, um punhado bem grande de se colocar no lugar do outro e uma pitada de tolerância. Vigiar banho, cuidar do curativo, tive uma amostra de aula com minha amiga que é enfermeira, porém, preciso de um intensivo, principalmente para ter mais sangue frio e trocar um curativo sem me chocar com o tamanho da ferida que ainda não cicatrizou completamente. Mas calçar meias em seus pés, hidratar a pele, ajudar a vestir e dar de comer a quem cuidou de mim a vida toda, é um prazer. Por mais que pareça enfadonho ou difícil. Olho em volta e tenho conhecido tantas histórias, tantos casos parecido ou tão mais difíceis que o nosso. Só posso agradecer a Deus por cada vitória, por um passo a mais que meu pai dê. Por se levantar da cama sem ajuda. Por poder tomar um banho de corpo inteiro, pelo prazer de mastigar, mas tudo isso vem junto também tudo que relatei lá no começo da minha narrativa. 
         Tenho que trabalhar sua mente, seu psicológico, de dentro pra fora, como aquela cicatriz da cirurgia, precisamos fazer uma cirurgia espiritual, mental e trabalhar a cura. Receber um diagnóstico impreciso por mais de 1 ano foi doloroso. Passar pelas cirurgias também. Mas receber o resultado da biópsia livre de neoplasia, foi libertador!!! Deus tem mesmo um plano pra cada um de nós. E o que ele reserva a meu pai ainda não sei. "Misteriosos são os desígnios do Divino..." A mim só resta esperar, ter fé. Acreditar numa cura ainda maior interior e a obra se cumprir. Assim saberei qual a missão de meu pai aqui e que parte isso me cabe. Tenho feito tudo que posso, que sei, e o que não sei me esforço em aprender, trabalhar meu auto controle, meu senso crítico, e minha forma de encarar essa nova vida. Junto vem as minhas questões, porque coisas boas vem sempre sozinhas, mas dificuldades vem todas juntas. E é preciso ter jogo de cintura e até mesmo desapego pra nos livramos do que nos faz mal para não embolar o meio de campo. Priorizar o que é mais importante. E abdicar do que achava que era importante para dar atenção a outras coisas. Melhor parar por aqui antes que o texto fique confuso. E me perca nas minhas próprias palavras e sabote meu talento para escrita. Saúde e paz! O Resto a gente corre atrás. 

domingo, 29 de junho de 2014

Desculpas atrasadas, desculpas aceitas!


          Sempre pensei que só eu tinha esse hábito de me redimir com as pessoas. Qual foi minha surpresa outro dia, ou melhor, outra noite, alguém que eu me lembrava sim, mas sem mágoa ou ressentimento. Reapareceu pra me pedir desculpas por alguma palavra maldita ou mal dita na ocasião que nos conhecemos. Reconhecer o erro é muito importante. É sinônimo de maturidade, de desapego, de honestidade. O que não podemos é toda hora errarmos e pedir desculpas o tempo todo. Acaba virando desculpa para desculpa, com trocadilho. Justificar o injustificável. Acredito sim que todo mundo tem direito a uma chance, duas, três e quantas mais couber na sua tolerância, porém um erro constante, sempre o mesmo pode nos emburrecer e permitir que desculpemos sempre aquela pessoa por ser ela tão querida por nós. Muitas vezes um mal-entendido pode ser fatal numa relação. E é preciso ser superior a certas coisas e bastante tolerante para desculpar sempre o mesmo erro ou a mesma pessoa. E também as vezes por mais que tentemos, nunca conseguiremos desculpar, perdoar, ou sobretudo, desculparemos sempre e sempre, e sempre.
          Mesmo que seja tarde é importante refletir sobre quem magoamos, o que dissemos e reaver essa relação se você acredita que vale a pena ou mesmo que não tenha mais contato. Faça isso por você e pelo outro. Mas não pense que com isso já estará com um pezinho na porta do céu. è preciso ser bom, generoso e humilde sempre, e essa é uma tarefa árdua, somos humanos, passiveis de erros. Todo tempo. Mas esse mesmo tempo. Cura tudo, ou quase tudo. O tempo é mesmo o melhor remédio.Porque alguém pode te magoar tanto e com o passar do mesmo, você abstrai, mas não esquece. Perdoa, mas não esquece. E o verdadeiro perdão está relativamente ligado ao esquecimento. E esse é bem mais complicado. Olhar pra aquela pessoa do zero, como se nada tivesse acontecido é quase impossível, mas basta querer, basta dar o primeiro passo. seja ele pedir desculpas ou desculpar alguém. Quem nunca? Não se fecha a porta na cara de alguém que veio até você. Que reconsiderou o que te causou, que percebeu a sua importância e reconheceu sua culpa, erro, seja lá o que isso for. Abra a porta. Não precisa mandar entrar, apenas ouça o que ela tem a dizer. e Fique em paz com seu coração. Afinal. é só o que queremos.A não ser que você prefira o ódio ao amor, a mágoa ao perdão, o ressentimento ao desapego...Vai de cada um. Eu, particularmente, prefiro consertar as coisas. Coisas mal resolvidas não fazem bem nem a mim nem a ninguém. É sempre bom deixar tudo às claras. Preto no branco, sabe como é? Erramos quando somos magoados, porque também queremos ferir quem feriu nosso ego. Ainda tem o tal do orgulho ferido, esse sim nos incapacita de sermos reais, nos faz fingir uma mágoa eterna. Como dizem por aí, rancor dá câncer e como esse tem sido o mal do século, eu passo...Dispenso!
        Prefiro ficar em paz com alguém em especial ou com o Mundo, mesmo que isso demore. Eu procurei me consertar com algumas pessoas, algumas foram generosas, dignas do meu pedido de desculpas, outras não souberam lidar com isso, e simplesmente me ignoraram, outras até tentaram, confesso, mas por alguma questão sua, não conseguiu. E não culpo ninguém, eu tentei. Fiz a minha parte. Mas a vida é uma estrada de mão dupla e se você começa a ter que andar na contramão por causa de alguém, tem algo errado, e nem pode ser de mão única. A troca é imprescindível. E o reconhecimento também e a recíproca, entre tantos outros substantivos. Falo de uma maneira geral, em todas as relações. Todo mundo tem direito a consertar. A gente não nasce sabendo tudo, a gente cresce errando e amadurece com os erros. Fato! Enfim...Perdoe mais! E peça perdão, reconheça. É digno, é bonito e te leva a redenção. Mas vai por ali, muda de caminho, segue por outra estrada, por outra linha, pra que não cometa os mesmos erros. Cometa erros diferentes, porque são inevitáveis. Mas sempre saiba como voltar e ajeitar as coisas. Isso ajeita a vida, e não dá pra ser torto a vida inteira. É muito tempo.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Feliz dia dos Namorados!!!

Feliz dia dos Namorados!!!

Resenha dos Namorados

     





         Palavra de ordem do momento? RESENHA!!! Tradução: Para as redes sociais, é uma espécie de Social com os amigos, Happy hour ou algo parecido. Então porque não resenhar com o namorado ou namorada. Bom. Aqui no Brasil comemora-se amanhã dia 12 de junho. Dia dos Namorados.Ainda bem que aqui é em junho, outono. Tempo agradável, dias e noites com vento fresco e harmonioso. Se fosse em fevereiro com lá fora, estaríamos literalmente "fritos" devido ao calor e muitos casais até se separariam na data, devido ao nível de stress causado pelo mesmo. Nos Estados Unidos,comemora-se em 14 de fevereiro. Valentine's Day!!! Dia de São Valentim. Que foi preso e condenado à morte por tenatar convencer o Imperador de Roma, Claudio. A reconhecer Jesus Cristo. Valentim, significa também "saudável". Aliás tem algo mais saudável do que namorar, beijar na boca, curtir uma boa companhia e bons momentos? Afinal. Momentos são únicos. Não se repetem e não voltam. Já aqui no Brasil dia 12 de Junho é dia dos namorados. O dia de trocar presentes, declarações de amor eternas.        
         Shoppings,Restaurantes,cinemas e filas e mais filas para tudo.E uma busca incessante a motéis lotados com fila de espera, um verdadeiro "troca- troca", no bom sentido da palavra. Um rodízio de camas, roupas de cama, higienização das banheiras de hidromassagem. A propósito sempre tive dúvida sobre essa esterilização das mesmas. Será que realmente procede? Tá. Mas aí é uma questão minha. Romantismo em primeiro lugar. Um bom jantar romântico. Luz de velas. Comida sofisticada,um bom vinho pra impressionar, flores...Presentes. Tudo tem que estar perfeito, impecável. Mas não seria melhor ser assim sempre? Não né? É melhor ter um dia pra isso. Não dá pra ser romântico o ano inteiro. Fato.
         Acredito que namorar seja uma ótima fase, e no começo então é tudo uma delícia! O conhecimento, o reconhecimento. As promessas. Não que depois tudo isso caia por terra. Ou vou fazer aqui o papel da blogueira mal amada, amarga. Não, não,obrigada. Ainda preservo meu romantismo, sem plágio tá Preta Gil? Mas... "Eu tenho um lado doce que quase ninguém vê." Só não dou mais pérolas aos porcos. Sou valiosa e ainda espero o "príncipe encantado" ou melhor, a "princesa encantada." Vocês entenderam. Assim espero. Chega de beijar sapos! Ops...Sapas erradas. Ainda choro com filme mamão com açúcar, com pagodinho mela cueca, até com propaganda de shampoo dependendo do nível de TPM estabelecido. Quem sabe até com propaganda de margarina, sabe aquelas tipo, famílias perfeitas? É isso. É bom ter alguém com quem se tem sintonia, fale a mesma língua, alguém que te faça rir e que faça chorar também as vezes até de raiva, mas alguém em quem pensar à noite e esperar um torpedo de boa noite ou de bom dia. E no meio do dia. Só pra dizer que está pensando em você. Mas sem discurso demagógico. É bom também ter um tempo para namorar consigo mesmo. Se enamorar, se apaixonar por quem você é. Pela sua companhia. Descobrir o que você gosta para estar pronta pra recomeçar com alguém, e saber interpretar nas entrelinhas se esta pessoa também está preparada, pronta para você. E se não estiver? Ah tá valendo...O importante é tentar. E já que coincidentemente nosso primeiro jogo da Copa aqui no Brasil será no Dia dos namorados. Por que não dizer? Somos Brasileiros e não desistimos nunca. Quem sabe o próximo dia 12 de junho será um feriado nacional? Dia do Hexa. Ou dia de São Neymar? Já que falamos de Santos. E o menino prodígio é nascido em Santos. São muitas coincidências, só não sei se o que escrevo agora fará sentido ao final da copa. Se fizer, prometo um texto sobre a conquista do Hexa. Até porque não quero desviar o assunto. De namorados, amor e romantismo, a bolas, estádios, jogadores e gramados. Mas não deixa de ser o grande jogo do amor. Jogo da sedução. Flertar. Jogo de olhares, palavras...E que vença o melhor! Quem for mais ousado leva, quem for mais tímido também leva. Depende do gosto de cada um. Ainda bem que somos tipos diferentes em meio a multidão e que existe gosto pra todos os tipos. Se não o que seria das mais "cheinhas" feito eu? Viva a diversidade! Viva o amor! Feliz dia dos Namorados e Enamorados!!! Curta a vida poque a vida é curta. Ok! A frase é de caminhão. Mas que seria do amor sem as declarações cafonas e cartas bregas de amor? 

sábado, 7 de junho de 2014

Amizade não se impõe,adquiri-se!






            Pode até parecer desabafo mas o que é uma crônica que outras pessoas irão ler, além de um monólogo mas que poderia ser uma bate papo e que serve de terapia e passatempo. Alfinetadas são coisas lá do tal do estilista "quase ex famoso". Não vou dar nome aos bois. Comigo o buraco é mais embaixo. Existe sim um descontentamento com o ser humano. "Amigos"...Mas então, vamos lá! Eu sempre fui uma boa amiga sem demagogia, porém cometo também meus deslizes, já fiz muita gente chorar ou sofrer. Aliás quem não os fez? Acho que ninguém é bom o tempo todo. E todo mundo tem um lado perverso, as vezes até vingativo. Lá no fundinho, a gente pensa assim, vai ter volta! Ah vai! Só que a gente não precisa se movimentar pra isso, a Lei do retorno é certa. De uma forma ou de outra as coisas voltam pra gente, e dói, ai como dói. E sentir isso na pele, é aquele posicionamento que deveríamos ter desde sempre. Nos colocar no lugar do outro, não fazer aos outros o que não queremos que façam com a gente. E falo isso sem demagogia alguma. Nunca fui santa. Nem quero ser.  Depois que fiquei um pouco desconectada fora das redes sociais, digo: "Facebook", não que eu tenha virado inimiga de quem usa ou da própria rede. Mas percebi o quanto eu perdi tempo, aliás com quanta gente que me relacionei, adicionei e não tenho a menor afinidade ou contato. Tem os contatos de enfeite, tem aqueles que não curtem nada do que você escreve e na verdade, o que nós queremos é ibope!!! Quando uma postagem nossa não é curtida, é o fim. Chega a ser engraçado. Que diferença temos dos reality shows? Afinal, fazemos parte do show business! 
               Ai você percebe que todo mundo tem tempo pra tudo. Menos pra te procurar. Essa é a parte mais triste, uma coisa é certa, eu corro atrás, eu preservo os amigos, mas tem que ser uma via de mão dupla e com o tempo eu percebo que viajo sozinha nessa rota e até mesmo as vezes na contra mão, na esperança de encontrar alguém. Por que ainda sou tempo de que amizade se cativa, se preserva. Existem amizades por ano letivo, que são aquelas da época de escola, existem os de infância que ficam, existem os amigos de infância que nunca mais vemos, existem aqueles que pedimos ou que te pedem dinheiro emprestado e somem. Existem os amigos de "copo". ah...Esses tem aos montes! Existem os se me dão. Os que não fumam, os que não compram nem bancam o próprio vicio, mas "se me dão" eu fumo. Na verdade a vida é um grande jogo de interesses, alguns por pura afinidade, o que é até normal e plausível. E outros porque realmente são convenientes até algum momento. Saber pedir desculpas quando a gente erra, é muito bom! Tentar não errar de novo também. Mas recuperar a confiança é um trabalho árduo e as duas partes tem que ceder. Que mania que nossa geração agora tem de forçar amizade. Mal conhecemos alguém, que é amigo do amigo, do amigo, da amiga, e lá vai você adicionar. Achando que são almas gêmeas. E aí você vai percebendo que as pessoas tem outras prioridades. E que se você está fora da rede, acaba ficando um pouco esquecido, afinal, quem não é visto não é lembrado. É sério isso? Temos que nos fazer presentes? Dizer...Ei...Tô aqui! Alguém por aí? Alguém me ouve? Alguém me lê? Me curte? Me compartilha? 
              Isso não é um discurso carente. São constatações. Sempre fui uma grande observadora e há muitos anos quando eu ainda era uma adolescente. Descobri Machado de Assis e escrevi uma crônica sei lá, com quinze anos. Crônica é até pretensioso da minha parte. Um texto simples, mas que nele eu mencionava uma frase de Machado. "Felizes são os cães, que pelo faro descobrem os verdadeiros amigos." Na próxima vida quero vir cachorro, e não preciso ter pedigree não. Qualquer vira-lata tem um vida melhor que a nossa. A amizade também é uma viagem. Aqueles que não ficaram. Valeu pela carona. Adeus amigos!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sobre ser meu pai II



     Como traduzir a felicidade que estou sentindo? Há  pouco mais de uma semana via meu pai entubado no CTI daquele hospital, sem poder falar, sem nos ouvir, sem interagir e com poucas perspectivas...Quem tem me seguido na vida, nos poucos app que ainda me rendo às redes sociais, sabe a luta que estamos travando. Meu pai é um guerreiro!!! Sim. Sebastião."Sagrado ,venerável". E o que é sagrado vem de Deus e o que é de Deus ninguém toca. Está ali escolhido, separado, selecionado para as maiores vitórias. Eu creio nisso. Confesso que por muitas vezes fiquei descontente, cabisbaixa, achando que o pior podia acontecer. O pior pra nós...Claro. A perda, a saudade. Pois não podemos ser egoístas e pensarmos somente no nosso bem estar agora e sim no bem estar dele. E no que Deus preparou para ele. Mas algo me diz que a obra que Deus começou, ainda está por terminar. Essas palavras não saõ um testemunho evangélico, e sim de fé! Em nenhum momento consigo ver nossa vida sem ele. E isso nos traz ainda mais pra perto dele.
       Como pude em algum momento ser fraca, desanimar, desacreditar? Já me sinto feliz por esses quase 2 anos que meu pai vem lutando contra um diagnóstico cheio de interrogações e são meses que ganhamos a mais com sua presença. Esse último mês foi bastante difícil, mas agradeço a Deus por cada minuto que o vejo acordado, interagindo, lúcido e nos mostrando o quanto nos ama. Quase nunca vi meu pai chorar. E foi lindo!!! Mesmo tendo que conter as minhas lágrimas e não causar uma grande comoção e atrapalhar o andamento das coisas. Mas agora tô aqui na frente do meu computador, só eu, o monitor, o teclado e um louvor lindo. Agora posso chorar!!! Posso me emocionar e deixar cair cada lágrima de felicidade ou emoção sobre o teclado. Ele não pode me ver agora mas Deus me vê, e conhece o meu coração.Sempre ouvi dizer que conhecemos as pessoas quando passamos por uma situação como essa, de doença, morte, falta de dinheiro...E eu tive essa comprovação, agora sei quem é quem.Tudo que é verdadeiro permanece, tudo que me faz mal me livrei, e tudo que não servia se esvaiu e deixei ir o que não era consistente, relevante, nem tampouco verdadeiro. Se eu disser que posso contar nos dedos o apoio que recebi estaria mentindo. Deus foi ainda tão fiel e generoso que me honrou com quantidade e qualidade ao mesmo tempo. Não esquecerei cada palavra de apoio, cada palavra de otimismo e cada demonstração de fé. Cada qual a seu modo. Hoje eu tomaria uma boa cerveja pra comemorar! Porém em solidariedade ao meu pai que não pode desfrutar desses prazeres nesse primeiro momento. Faço o que é certo. Louvo e agradeço a Deus por trazer meu pai de volta à vida. Agora só falta voltar pra casa. Falta pouco. Muito pouco, Obrigada Deus, obrigada amigos, obrigada vida! Que hoje tem um valor ainda maior e diferente pra mim. Dificilmente vou encerrar um texto sem a citação e de alguém que tenha passado pela minha vida e aqui eu digo. Que podiamos sim, aprender a crescer e amadurecer com os toques suaves da alma. Mas é o sofrimento que nos descontrói e reconstrói. é no caos que a gente se encontra